Conheça Vassouras a "Princesinha do Café"


A Vila de Vassouras foi criada em 1833 e no seu apogeu, ostentou o título de "maior produtora de café do mundo" e foi reconhecida como a "Princesinha do Café". Foram construídos casarios e palacetes e os fazendeiros do café, antes rústicos, se educavam, se socializavam e suas fazendas eram ampliadas e reformadas, para atenderem as novas necessidades e receberem hóspedes ilustres vindos da Corte.

Neste período, Vassouras chegou a ser conhecida como "Cidade dos Barões".

Vassouras hoje guarda nas fachadas de seus casarios, palacetes, monumentos e fazendas, abertas à visitação, as lembranças de um período de muita riqueza que nunca será esquecido.



Centro Histórico

Praça Barão de Campo Belo
Praça Barão de Campo Belo

Cercada de Palmeiras Imperiais e canteiros demarcados por arbustos recortados, bem no estilo da época do início da construção -1835, com término em 1857, quando foram plantadas as palmeiras imperiais e construídas as calçadas. Centraliza o conjunto do núcleo histórico de Vassouras, tombado pelo IPHAN.

Chafariz Monumental
Chafariz Monumental

Datado de 1846, todo em Cantaria, foi projetado pelo arquiteto espanhol Joaquim de Soto Gracia de La Vega.

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição

Obra iniciada em 1828, com término em 1853, sendo o portão e o gradil instalados em 1871. Visitação: De terça a domingo.

Praça Sebastião de Lacerda

Nos fundos da Igreja Matriz. Abriga um conjunto de 16 figueiras centenárias em contraponto com o Chafariz D. Pedro II, construído por sugestão do Imperador D. Pedro II e inaugurado em 1848, assim como a Casa da Família Leite de Carvalho, conhecida como a Casa das 14 janelas, lado oposto as figueiras.


Praça Sebastião de Lacerda
Casa do Barão de Itambé

Foi construído por José Joaquim Botelho (1848/1849) e vendido ao Barão de Itambé, por volta de 1859. Apresenta, em seu interior, pinturas do artista José Maria Villarongo.


Casa do Barão de Itambé
Casa de Cultura Pres. Tancredo Neves

O primeiro proprietário foi Francisco José Maria de Assis, que a vendeu mais tarde ao genro do Barão de Itambé, Tenente Francisco José Teixeira de Souza. O palacete anteriormente havia sido sede de Clubes e Colégios.Hoje, funciona como Casa de Cultura.


Casa de Cultura Pres. Tancredo Neves
Casarão do Barão de Ribeirão (Prefeitura Municipal de Vassouras)

Construído em 1860 para residência de Barão do ribeirão, passado por testamento ao seu filho Visconde de Cananéia por volta de 1895 e transformado em Hotel Cananéia. Posteriormente, adaptado para servir de Cadeia e Fórum de Vassouras.

Visitação: Horário comercial


Casarão do Barão de Ribeirão (Prefeitura Municipal de Vassouras)
Santa Casa da Misericórdia (Asilo Barão do Amparo)

Em 1848 deu-se lançado de sua pedra fundamental sendo inaugurada em 1853. Fundada como Santa Casa da misericórdia e Hospital Nossa Senhora da Conceição, atualmente é o Asilo Barão do Amparo.


Santa Casa da Misericórdia (Asilo Barão do Amparo)
Casa de Câmara e Cadeia (Câmara de Vereadores)

Construção iniciada em 1849, mas somente inaugurada em 1872. Atualmente abriga a Câmara de Vereadores e algumas secretarias municipais.


Casa de Câmara e Cadeia (Câmara de Vereadores)
Museu Casa da Hera

Sua construção é datada de meados do século XIX, período em que nela viveu a família de Joaquim José Teixeira Leite, um dos personagens mais importantes da história do Ciclo do Café no Estado do Rio de Janeiro. O Museu é um retrato histórico de como viviam os Senhores de Café no Brasil. Hoje é administrado pela Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN/MinC).


Museu Casa da Hera


Fazendas Históricas

Fazenda Santa Eufrásia
(24) 9994-9494 / (21) 9926-9619

A Fazenda Santa Eufrásia está localizada em Vassouras, a 20 minutos do Hotel Fazenda Galo Vermelho.

A Fazenda é produtora de café e tem mobiliário francês e colonial brasileiro do séc. XIX. Ela é administrada pela mesma família desde 1905. Os visitantes são recebidos pela proprietária e pelos funcionários vestidos a caráter – sinhazinha e mucamas.


Fazenda Santa Eufrásia
Fazenda Mulungu Vermelho
(24) 9829-3628 / (24) 9228-7533

A Fazenda Mulungu Vermelho está localizada em Vassouras, a 30 minutos do Hotel Fazenda Galo Vermelho. Antigo Solar de São Francisco, foi construído em 1831 com influência da arquitetura mineira. Oferece ao visitante a hospitalidade de uma propriedade rural histórica adaptada para residência da família.


Fazenda Mulungu Vermelho
Fazenda Cachoeira Grande
(24) 2471-1264 / (24) 2491-1983 / (21) 8123-1866

A Fazenda Cachoeira Grande está localizada em Vassouras, a 20 minutos do Hotel Fazenda Galo Vermelho. Antiga sede de uma das mais importantes fazendas produtoras de café na região, foi erguida as margens da antiga Estrada da Polícia. Oferece ao visitante a oportunidade de conhecer o luxuoso mobiliário da época e a história de seu fundador, o Barão de Vassouras.


Fazenda Cachoeira Grande
Fazenda do Secretário
(24) 2488-0150

A Fazenda do Secretário está localizada em Vassouras, a 45 minutos do hotel Fazenda Galo Vermelho. O majestoso casarão construído em 1830 em estilo neoclássico, foi um dos mais requintados palacetes do século XIX da região. Possui mobiliário francês e belíssimos jardins ornamentados por estátuas de bronze. Um programa de visitação guiada especialmente desenhado para quem deseja vivenciar os requintes dos áureos tempos do café. Número mínimo de 12 adultos para visitação.


Fazenda do Secretário
Fazenda Cachoeira do Mato Dentro
(24) 9992-7350 / (24) 9914-2286 / (24) 8114-9655

A Fazenda Cachoeira do Mato Dentro está localizada em Vassouras, a 30 minutos do hotel Fazenda Galo Vermelho. Típico Solar neoclássico com objetos de decoração e mobiliário do século XIX. Oferece ao visitante a oportunidade de conhecer uma autêntica fazenda da café ainda em funcionamento. Ambiente extremamente acolhedor, proporciona uma experiência agradável com degustação da deliciosa culinária rural, com doces e compotas caseiras.


Fazenda Cachoeira do Mato Dentro